Museu do Cartão de Crédito

24/02/2016 - Mastercard lança verificação de segurança por selfies

Voltar

Zoom Digital

A Mastercard está desenvolvendo um novo app que pretende  prover uma segurança extra ao se comprar online. Mas ao invés de apenas pedir uma senha, o app também vai oferecer ao usuário a possibilidade de verificar a identidade com uma selfie.

O app será lançado no meio do ano para celulares, tablets e PCs e estará disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, conforme a BBC reporta. A Mastercard vem testando essa funcionalidade desde o último ano.

Com a verificação por selfies, os usuários terão que piscar para a câmera para prevenir que as pessoas usem fotos para burlar o sistema. Alternativamente os usuários também poderão ser verificados com impressões digitais através de sistemas como o Apple’s Touch ID, por exemplo. A Mastercard afirma que vai transmitir esses dados de uma forma em que eles não poderiam ser roubados ou usados por criminosos.

Na maior parte dos casos, compras online não precisam de verificação extra e apenas inserir os dados do cartão de crédito é o suficiente. Porém, em algumas ocasiões,  a Mastercard pode pedir por uma senha quando ela suspeita de uma transação fraudulenta. Usuários que possuírem o app da Mastercard instalado receberiam uma notificação, pedindo para que eles posem para a câmera ou escaneie suas impressões digitais.

A ideia é criar um sistema mais conveniente para verificar a identidade, permitindo a companhia de cartão de crédito evitar fraudes de forma mais frequente. A tecnologia de identificação biométrica  está se tornando padrão nos dispositivos móveis, já que ambos iOS e Android agora suportam pagamentos em aplicativos usando impressão digital. O plano da Mastercard  visa abranger sites que não tem funções biométricas ou telefones que não possuem leitor de digitais. Mesmo que a verificação baseada em selfies não seja a prova de falhas, elas fornecem uma camada extra de proteção contra roubo de dados de cartão de crédito.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados