Museu do Cartão de Crédito

17/10/2022 - Mastercard vai conectar bancos a criptomoedas no Brasil a partir de 2023

Voltar

Por Anna Irrera e Jenny Surane, Bloomberg | Valor Econômico

A Mastercard Inc. lançou um serviço que permitirá aos consumidores comprar e vender ativos digitais por meio de suas contas bancárias, potencialmente abrindo caminho para milhares de empresas financeiras oferecerem negociação de criptomoedas pela primeira vez.

O produto, chamado Crypto Source, começará nos EUA, Israel e Brasil no início do próximo ano por meio de um programa piloto, disse Ajay Bhalla, presidente de cibernética e inteligência da Mastercard, em entrevista. Ele se recusou a dizer quais bancos seriam os primeiros a participar.

Embora os bancos estejam se aquecendo para entrar no segmento de criptomoedas nos últimos anos, a grande maioria se esquivou de manter moedas virtuais e oferecê-las a seus clientes de varejo por causa de preocupações regulatórias. Mas com milhares de parceiros bancários, o serviço da Mastercard pode ajudar as criptomoedas a obter uma adoção mais generalizada.

A Crypto Source será oferecida por meio de uma parceria com a empresa de ativos digitais Paxos Trust Co., que fornecerá serviços de custódia e negociação de moeda virtual em nome dos bancos. Isso significa que os credores não manterão os ativos em seus balanços.

Uma derrocada nos mercados de criptoativos desencadeou uma série de falências, demissões e falhas no setor. O crash eliminou quase US$ 2 trilhões do valor de mercado das criptomoedas, mas ainda não impediu grandes empresas financeiras de oferecer produtos e serviços no segmento. No final do mês passado, por exemplo, a operadora de câmbio Nasdaq Inc. disse que começaria a oferecer serviços de custódia de ativos digitais a seus clientes.

O novo produto é apenas a mais recente incursão da Mastercard em criptomoedas. A empresa disse em fevereiro que contrataria mais de 500 pessoas este ano ao expandir sua unidade de dados e serviços, um esforço que incluirá o lançamento de uma prática de consultoria focada em criptomoedas.

No ano passado, a empresa com sede em Purchase, em Nova York, tornou mais fácil para os bancos oferecerem recompensas em criptomoedas em seus cartões de crédito e débito ao fechar um acordo com a Bakkt. A Mastercard também começou a permitir que startups focadas em criptomoedas e ativos digitais participem de seu programa Start Path, que dá às empresas iniciantes acesso aos executivos e à tecnologia da rede para ajudá-las a crescer.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados