Museu do Cartão de Crédito

23/08/2022 - Itaú investe R$ 3,7 bilhões na Rede para oferta de crédito mais ágil

Voltar

Por Álvaro Campos | Valor Investe 

 

O Itaú fez um aporte de R$ 3,7 bilhões em uma sociedade de crédito direto (SCD) dentro da Rede, dando à credenciadora uma estrutura mais leve e ágil, que pode facilitar e acelerar a oferta de crédito. Outras adquirentes, como Getnet e Stone, já tinham uma SCD debaixo do guarda-chuva, e a Cielo também já disse que estuda criar uma.

O Itaú não se manifestou sobre o aporte na Rede SCD, mas analistas ouvidos pelo Valor apontam que a unidade pode se beneficiar ao não depender dos sistemas legados do banco e ter uma estrutura menos intensiva de capital. A Rede também pode eventualmente concentrar todos os negócios envolvendo recebíveis de sua rede de estabelecimentos, incluindo crédito de longo prazo com garantia, algo que não faz hoje em larga escala e em que o próprio Itaú é pouco ativo.

“É uma chance para o Itaú criar uma área de negócio do zero, leve do ponto de vista regulatório e também tecnológico. Muito tem se falado no banco sobre a migração para a nuvem, então essa seria potencialmente uma divisão de negócios que poderia já beber dessa fonte”, comenta Bruno Diniz, sócio da consultoria Spiralem. Para um outro analista de mercado, a estratégia pode estar ligada à oferta de crédito para pequenos e médios lojistas. “Com a SCD, a Rede pode adaptar mais rapidamente sua oferta de produtos e serviços, concorrendo de forma muito parecida com a Stone”, comenta.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados