Museu do Cartão de Crédito

21/10/2021 - PayPal faz proposta de cerca de US$ 45 bi para comprar Pinterest

Voltar

Por James Fontanella-Khan, Hannah Murphy e Ortenca Aliaj | Financial Times, de Los Angeles, San Francisco e Nova York

A empresa de pagamentos on-line PayPal está em negociação para adquirir a rede social Pinterest por cerca de US$ 45 bilhões, em uma transação que poderá resultar em uma das maiores aquisições deste ano, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

O conselho de administração do Pinterest recebeu uma oferta principalmente em ações, a US$ 70 cada, do PayPal, que tenta aproveitar o preço relativamente elevado de seus próprios papéis como moeda de troca em uma transação.

As ações do Pinterest deram um salto de mais de 13%, para US$ 63,31, com a notícia das conversações, divulgada inicialmente pela Bloomberg. Os papéis do PayPal caíram mais de 5%. A alta da cotação dos papéis deu ao Pinterest um valor de mercado de mais de US$ 40 bilhões.

Procurado, o Pinterest preferiu não se pronunciar. A PayPal não retornou aos pedidos por seus comentários.

A PayPal recentemente comprou a Paidy, um empresa japonesa de pagamentos que adota o sistema “compre agora, pague depois”, por US$ 2,7 bilhões, num momento em que tenta ingressar no serviço financeiro de grande sucesso que permite que os consumidores alonguem suas dívidas por certo período, geralmente sem pagar juros.

A empresa tem usado o sólido preço de suas ações, que cresceram mais de 150% desde a baixa recorde de março de 2020, para alimentar sua estratégia de aquisições, a fim de se tornar um superaplicativo como o chinês WeChat, que oferece pagamentos e também funciona como plataforma de rede social.

Em julho, Dan Schulman, presidente da PayPal, disse que “o superaplicativo de carteira do consumidor” está sendo distribuído nos Estados Unidos com recursos de poupança, comércio eletrônico, criptomoeda e serviços de mensagens. A empresa, além disso, está nos estágios iniciais de montagem de uma plataforma de transações com ações, segundo pessoas familiarizadas com a questão.

O Pinterest tem mais de 450 milhões de usuários que podem postar imagens de seu interesse em painéis e enviá-los a seus contatos. O grupo também tem aprofundado sua investida no comércio eletrônico com novas ferramentas de compras.

Desde sua estreia na bolsa, em abril de 2019, as ações do Pinterest quase triplicaram de preço. Sua área de atuação se beneficiou inicialmente da pandemia, quando períodos de permanência obrigatória em casa obrigaram as pessoas a fazer compras on-line, mas a empresa teve dificuldades em manter o impulso.

A demonstração de resultados de julho do Pinterest ficou aquém das expectativas de Wall Street, com um crescimento do número de usuários inferior ao previsto, o que subtraiu cerca de US$ 8 bilhões de seu valor de mercado em um único dia.

As notícias sobre as conversações para alcançar um acordo com a PayPal ocorrem uma semana depois que Evan Sharp, o cofundador e chefe de projeto do Pinterest, anunciou que estava deixando o cargo. O Pinterest enfrentou críticas recentemente, entre as quais denúncias de discriminação de gênero feitas por ex-funcionários.

O “Financial Times” informou no começo deste ano que a Microsoft também tinha contatado o Pinterest interessada em um acordo potencial quando tentava montar uma carteira de serviços de comunicação on-line, mas as conversas não foram adiante. (Tradução de Rachel Warszawski)

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados