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31/08/2021 - Bancos focam em cartão de crédito sem anuidade para concorrer com fintechs; veja os melhores

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Por Nathália Larghi | Valor Investe

Você ainda paga para ter um cartão de crédito? Se sua resposta é sim, talvez esteja na hora de você rever isso. Em resposta às fintechs e bancos digitais que, em sua maioria, oferecem cartões sem anuidade, os bancões também começaram a rever a estratégia e lançar produtos sem taxas ou até mesmo tirar as tarifas de produtos já existentes.

O banco Itaú tem sido o mais empenhado em tirar anuidade dos cartões ou lançar novos serviços isentos. No último ano, a instituição tirou a anuidade de cinco cartões (Hipercard, Sam's Itaucard, Magalu Visa Platinum, Itaucard Click MasterCard Platinum e Itaucard Click Visa Platinum).

Além disso, o Itaú mudou as regras de 15 cartões para garantir isenção. Em alguns, o cliente precisa gastar acima de R$ 1 mil, R$ 2 mil ou R$ 4 mil por mês para ter o benefício. Em outros, o cliente precisa ter R$ 50 mil investidos pelo banco para conseguir a taxa zero.

O Itaú também lançou, no último ano, seis cartões que podem ser sem anuidade. Alguns foram lançados já sem custo e outros também dependem de outras variáveis como um gasto mínimo mensal.

No Santander, todo o portfólio de cartões é passível de isenção de anuidade, incluindo o Cartão Unlimited, que entra na categoria de serviços "premium", com pontos que não expiram e acesso ilimitado às salas VIPs. Assim como em alguns casos do Itaú, alguns clientes podem conseguir taxa zero se gastarem, por mês, mais do que uma determinada quantia (que vai de R$ 100 a R$ 40.000).

No Banco do Brasil, três cartões deixaram de ser anuidade no último ano: Ourocard Fácil, Ourocard Empreendedor PF e Ourocard Empreendedor PJ (todos bandeira Visa).

A Caixa, por outro lado, informa que sua política de isenção de anuidade se baseia "no grau de relacionamento do cliente com o banco, podendo chegar a 100% de isenção". Segundo o banco, há periodicamente campanhas promocionais que tiram a anuidade dos plásticos durante um determinado período.

É o caso de uma campanha envolvendo os cartões bandeira Elo, que possuem isenção da primeira anuidade e desconto de 50% para os demais anos, além dos adicionais, que possuem isenção perpétua de anuidade. A promoção vai até o final do ano.

Procurado, o Bradesco optou por não participar da reportagem.

Eles valem a pena?

Segundo um levantamento feito pelo economista Leonardo Cassol, do site Melhores Destinos, dos cinco bancos tradicionais do varejo brasileiro, apenas o Banco do Brasil tem cartões na lista dos 10 melhores plásticos sem anuidade. O Banco do Brasil Petrobras Visa Internacional, que aparece na 6° colocação, e o Banco do Brasil Saraiva Visa Internacional, que aparece em 10°.

No cartão Petrobras Visa Internacional o cliente ganha um ponto a cada US$ 1 gasto e 1.000 pontos podem ser trocados por R$ 25 em cashback. No Saraiva Visa Internacional, o cliente recebe 0,5 ponto para cada US$ 1 gasto. Os pontos acumulados podem ser transferidos para os programas de benefício da companhia área Latam ou da própria livraria Saraiva.

O levantamento mapeou 33 cartões. Na lista, além dos cartões do Banco do Brasil, aparecem também o Credicard Visa Platinum (marca que pertence ao Itaú) em 12° lugar. Já o Itaucard Pão de Açúcar Visa Internacional aparece em 17°. A partir da 18ª posição do ranking, os cartões mapeados eram sem anuidades mas não dão benefícios. Portanto, eles ocupam a mesma posição.

"Fizemos dessa forma porque às vezes mesmo pagando aquele cartão faz mais sentido para aquele cliente. Entendemos que para ficar mais completo e dar toda a informação seria melhor fazer assim, mostrando os que dão e não cobram nada, aqueles que têm algum critério mais rígido pra conseguir a isenção, ou aqueles que você tem que pagar pelo benefício", afirma o economista Leonardo Cassol.

Nubank na contramão?

No levantamento, o Nubank, um dos mais populares entre os cartões sem anuidade, aparece na 18ª posição, sem ser considerado seu programa pago de benefícios, chamado de "Rewards". Isso porque desde 24 de junho de 2021 a fintech não está aceitando novas assinaturas para o programa de pontos.

"Após análises internas, estamos revendo o formato que o programa possui e estudando alternativas que se adequem ainda melhor às necessidades dos clientes", disse o Nubank em nota.

Agora, apenas os cartões da linha "Ultravioleta" têm um benefício, que nesse caso é o do cashback. Nele, o cliente recebe 1% do valor de todas as compras de volta na hora, para usar quando quiser. Ele custa, no entanto, R$ 49 por mês.

Porém, os clientes podem ter anuidade gratuita se a média de seus gastos no cartão for de, pelo menos, R$ 5 mil nos últimos 3 meses ou se ele tiver ao menos R$ 150 mil guardados ou investidos no Nubank ou Easynvest, corretora comprada pela fintech.

 

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