Museu do Cartão de Crédito

05/11/2013 - Cartões sem bandeira de crédito não serão regulamentados pelo BC

Voltar

Por Eduardo Campos | Valor

FORTALEZA  -  Os chamados cartões “private label” puros, que não envolvem nenhuma bandeira de crédito, não serão regulamentados pelo Banco Central (BC). A afirmação é de Ricardo Teixeira Leite Mourão, chefe da subunidade do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central (BC). A autoridade monetária ganhou poder sobre o setor com a regulamentação dos arranjos de pagamentos.

“Os ‘private labels’ seguem fora dessa regulação”, disse Mourão, que participa de painel no V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira em Fortelaza.

Esses cartões “private labels” são uma forma de “fiado eletrônico” que algumas lojas oferecem a seus clientes. Não envolvendo um banco ou bandeira como Visa ou Mastercard, não haverá supervisão pelo BC.

Mourão fala sobre os arranjos de pagamentos, que pela definição dada por ele são: conjunto de regras e procedimentos que disciplina a prestação de determinado serviço de pagamento ao publico aceito por mais de um recebedor mediando acesso direto pelos usuários finais, pagadores e recebedores. 

A outra figura criada pela regulação foram as instituições de pagamento, que como o nome diz serão responsáveis pela intermediação entre o cliente e o restante da cadeia do arranjo de pagamento.

 

Fonte : Valor Econômico

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados